Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas

Você sabia que pode viver viajando sem gastar com acomodação? Não só é possível, como também é muito fácil conseguir uma oportunidade, por isso, esse artigo vai te mostrar como Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas que vão te ajudar a realizar o sonho de ser um nômade e ver a vida de uma forma bem diferente do que as pessoas estão acostumadas!

São inúmeras possibilidades, desde as que você pode trocar trabalho por moradia, aquelas que você se dispõe a cuidar de um pet ou dormir no sofá de um desconhecido.

Agora vem com a Ninja conferir como Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas?

Worldpackers

Começamos por uma das mais conhecidas plataformas do mercado que torna possível viajar o mundo sem gastar com hospedagem: a Worldpackers e eu aposto que se você nunca ouviu falar que dá pra fazer isso deve estar achando que é só mais uma história de carochinha, mas não é, okay?

Criada por brasileiros, a Worldpackers estabelece uma ponte entre anfitriões e viajantes que querem trocar trabalho por moradia.

E é tudo muito simples, depois de criar o seu perfil e escolher o seu plano de assinatura anual, um leque de oportunidades irá se abrir com vagas para mais de 180 países.

O trabalho oferecido geralmente tem uma duração que vai variar entre 4 e 6 horas por dias e com dias livres.

Além disso, entre os benefícios muitas vezes são oferecidas além da moradia, as 3 refeições diárias e até passeios de graça na região em que irá morar.

As vagas são para diversas áreas. Poderá se candidatar para trabalhar em um hotel, hostel, escola, para fazer trabalhos sociais e até em uma fazenda, acredita?

As oportunidades vão aparecer de acordo com seu perfil, por exemplo, algumas vagas exigem inglês fluente e outras apenas o iniciante e a partir do seu filtro poderá escolher aquela que melhor se adequa à sua necessidade.

Principais vantagens da Worldpackers

  • Imersão cultural;
  • Conhecer e se conectar com pessoas de várias nacionalidades;
  • Aperfeiçoar ou até aprender um novo idioma;
  • Socialização enquanto viaja sozinho;
  • Permanecer por mais tempo em um destino sem custos com estadia;
  • Aprender ou desenvolver uma nova habilidade;
  • Contato com a comunidade local do país, cidade ou estado.

Quanto custa a assinatura da Worldpackers?

A Worldpackers conta com diferentes planos e preços. Por isso, para saber tudo sobre a plataforma, escrevi um artigo super completo com preços e dicas. Clique aqui e confira!

Worldpackers – viaje pelo mundo trocando trabalho por moradia! Foto: Divulgação

Home Exchange

Se você não curte a ideia de ter que trabalhar enquanto viaja, mas ainda procura uma plataforma com hospedagem de graça, o Home Exchange é certamente a melhor opção.

Aqui a tradução é ao pé da letra do que a plataforma oferece “Troca de Casa”.

Sim, enquanto você viaja poderá oferecer a sua casa para receber outros viajantes enquanto pelo mundo encontra também um lugar bacana para ficar.

E no meio de tantas perguntas, eu aposto que você deve estar pensando “Tá, mas eu não quero ninguém na minha casa”, para isso há também uma solução.

Você pode realizar todo o cadastro na plataforma para ganhar pontos, mas optar por não receber outros viajantes.

Ao concluir seu cadastro você já irá receber uma grande bonificação com muitos pontos para usar quando for viajar e se assinar a Home Exchange esse número será ainda maior.

Depois disso, existem outras maneiras de seguir recebendo pontos ao compartilhar com seus amigos e usarem seu código ao se cadastrar na plataforma.

Há acomodações em mais de 130 países e o bacana é que você não precisará dividir seu espaço com mais ninguém e ficar em lugares que geralmente são super confortáveis, apenas garantindo que tudo seja bem cuidado!

Principais vantagens da Home Exchange

  • Privacidade;
  • Imersão cultural ao morar em um destino e desfrutar da cultura local;
  • Economia financeira;
  • Flexibilidade e liberdade geográfica;
  • Interação e conexão entre anfitrião e hóspede.

Quanto custa a assinatura da Home Exchange?

A Home Exchange conta com uma assinatura de valor bem bacana comparado a todos os benefícios e eu escrevi um artigo completo com todas as informações e dicas da plataforma. Clique aqui e confira!

quanto custa
Valor da assinatura da Home Exchange. Fonte: HomeExchange

Couchsurfing

A tradução dessa palavra para o português é bem divertida e a maneira como a plataforma funciona também, viu?

Basicamente, os viajantes encontram na casa de outras pessoas um sofá pra surfar, não entendeu nada, né?

Bom, nessa plataforma que tem uma rede com mais de 20 milhões de pessoas cadastradas, viajantes se hospedam na casa de pessoas sem nenhum custo além da troca cultural entre as partes.

Por isso, não dá pra exigir muita coisa e o anfitrião poderá te oferecer só um sofá até porque a ideia da vivência é que você viaje sem gastar e abra mão dos luxos para mergulhar e se conectar com o outro.

A frase “lema” dessa plataforma é de encher o coração da gente: “Você tem amigos no mundo todo, você só não os conheceu ainda”, lindo né?

E de fato, o propósito aqui é que viajantes conheçam outros viajantes que estão sempre abertos a criar novos vínculos. Daí nascem grandes amizades.

É seguro se hospedar com a plataforma?

Bom, no geral é seguro sim, mas lembre-se que você estará na casa de alguém que nunca viu na vida, por isso, tome as precauções necessárias, ou seja, faça uma análise do perfil do anfitrião antes de enviar mensagem pedindo um lugar para ficar.

Outra coisa importante é para as mulheres que como eu são viajantes solo.

Preze pela sua segurança sempre e evite se hospedar com anfitriões homens que em seu perfil só recebem mulheres, parece óbvio dizer, mas isso é sim um sinal de perigo!

De resto, aproveite pois é uma troca cultural realmente rica e que engrandece a gente!

Principais vantagens da Home Exchange

  • Troca cultural: aprenda e aperfeiçoe um idioma;
  • Faça amigos
  • Hospede-se de forma totalmente gratuita pelo mundo;
  • Hospede-se com moradores locais e receba dicas incríveis.

Workway

A Workway é uma plataforma que atua na troca e intercâmbio cultural como a Worldpackers e embora não seja tão conhecida quanto, tem muitas oportunidades, principalmente fora do país, para quem quer viajar trocando trabalho por moradia.

Atualmente, a plataforma já está ativa e presente em mais de 170 países, proporcionando e estabelecendo uma ponte segura entre anfitrião e viajante.

As assinaturas e planos podem ser feitas de forma individual ou em dupla (casais ou amigos) e tem diversos benefícios para garantir que todos os envolvidos cumpram as propostas das vagas de voluntariado.

São diversas oportunidades para que se possa aprender e atuar em áreas de interesse.

Você pode ir ensinar idiomas no Camboja, colher a plantar legumes numa fazenda na China ou limpar acomodações de um hostel Party em uma ilha da Tailândia! Muito legal isso, né?

Principais vantagens da Workway

  • Tem exatamente os mesmos benefícios promovidos pela Worldpackers porque atuam de maneira muito semelhante!
  • A plataforma tem planos que custam $49 individual e $59 para casais.

Seguindo com nossas dicas de como Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas, confira agora como funciona a MindMyHouse!

MindMyHouse

A MindMyHouse é mais plataforma que pode te ajudar com o plano de fazer uma longa viagem pelo mundo!

E é bacana porque basicamente você vai se tornar uma babá de uma casa e deverá cuidar e manter tudo em ordem e isso inclui também cuidar das plantas e animais de estimação que o proprietário tiver.

Em troca, você vive com tudo o que há lá dentro pelo tempo que o anfitrião dispor na plataforma e que você também tem disponível para o destino.

É bem semelhante ao Home Exchange com benefícios semelhantes e a assinatura custa $29 e tem duração de 12 meses!

TrustedHousesitters

E finalmente a plataforma mais fofa de todas e que tem um lugar especial no meu coração porque quando se viaja sozinho, ter um animalzinho de estimação de companhia às vezes é tudo o que a gente precisa.

A TrustedHousesitters garante o encontro entre apaixonados por animais e donos que precisam por motivos diversos viajar.

Com casas em mais de 130 países, a plataforma tem crescido cada vez mais, principalmente por ser uma forma segura de garantir que que os animais serão bem cuidados enquanto os donos estão ausentes.

No seu cadastro você poderá informar que tipo de animais quer cuidar e deixar seu perfil o mais completo possível para que consiga encontrar o lugar ideal para viver!

Há 3 tipos diferentes de planos e eles custam a partir de $129 dólares por ano e chegam até $259 dólares com benefícios que incluem inclusive contato com um veterinário durante sua permanência na casa do proprietário.

Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas
Plataforma para viajar o mundo cuidando de animais. Foto: Pexels.

Bom, agora que você descobriu como Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas, que tal organizar a sua próxima viagem escolhendo a que mais se identifica?

Não esqueça que qualquer uma delas exige responsabilidade e compromisso!

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe