Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital

Se está entrando na vida das moradias temporárias, esse artigo pode te ajudar muito a descobrir quais são as Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital, são diversas opções que irão misturar atmosferas tranquilas e animadas e com custos de vida mais acessíveis.

Virar nômade é uma grande decisão, pois apesar de ser uma vida legal por poder morar em diferentes lugares, também exige planejamento para fazer isso em locais que sejam adequados pra isso.

Portanto, deve-se considerar a infraestrutura da cidade, a internet e os lugares em que se pode trabalhar com tranquilidade.

Por isso, confira agora quais são as Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital!

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital : 1. São Paulo, São Paulo

São Paulo é com toda certeza uma das Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital e há muito motivos para isso.

Começamos dizendo que é a maior cidade do nosso país e além de ser um grande centro econômico, a cidade ainda oferece muitas atividades culturais e em meio a natureza e completamente gratuitas, ou seja, é perfeita para quem quer explorar e viver um estilo de vida diferente.

Além disso, há muitas opções de acomodação que podem ser bem em conta, principalmente se o plano for viver em um hostel ou compartilhar sua moradia.

Outra coisa importante é que a cidade está preparada para essa mudança na estrutura de trabalho pós pandemia, logo, há muitos cafés e coworkings preparados para receber pessoas que adotaram isso como estilo de vida.

Um outro ponto positivo é a possibilidade de estabelecer contatos importantes para seu trabalho, já que muitos profissionais promovem “essa troca” de experiências.

Por outro lado, o custo de vida pode ser alto e optar por viver sozinho em regiões mais turísticas, como na Paulista ou Vila Madalena.

É importante considerar esses fatores, no entanto, São Paulo segue sendo uma excelente opção de moradia para os nômades digitais!

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital
São Paulo – um dos melhores lugares para trabalhar e viver como nômade. Foto: pexels.

Clique e leia mais sobre: Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando

2. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Claro que o Rio de Janeiro não poderia ficar fora dessa lista, inclusive, enquanto nômade, digo que esta é certamente a opção mais bacana para quem gosta de lugares maia agitados.

É como ter a vida da Helena do Manoel Carlos, acordar e correr na orla de Copacabana, tomar um bom brunch em Ipanema e depois do trabalho finalizar o dia vendo o pôr do sol da Pedra do Arpoador, nada mais carioca que ter esse roteiro o dia inteiro a sua disposição.

A Cidade Maravilhosa não é pra amadores, com sua noite quente e agitada, sair do trabalho e se aventurar no samba da Pedra do Sal ou nas baladas da Lapa serão certamente seus programas favoritos.

Além disso, a cidade é super bem preparada para receber nômades, tem centenas de cafés e coworkings, assim como SP, além de também ter acomodações compartilhadas.

Por outro lado, viver em um apartamento na parte nobre do RJ pode ser caríssimo e outro fato que preocupa os moradores é a segurança na cidade.

Portanto, antes de largar tudo e ir viver a vida de Garota de Ipanema, considere esses pontos!

 

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital
Rio de Janeiro – a Cidade Maravilhosa. Foto: Pexels.

3. Florianópolis, Santa Catarina

Floripa é uma das Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital pois reúne tudo que essa turma que busca qualidade de vida gosta, ou seja, rica em belezas naturais e com um custo de vida menor se compararmos com SP e RJ.

Outra coisa interessante é que a cidade já conta com uma grande comunidade de nômades digitais e isso pode facilitar sua interação e até promover um bom networking.

Há muitas atividades legais para fazer na cidade e para os nômades, talvez seja a oportunidade perfeita para aprender a surfar e fazer algumas aulas de yoga, já pensou que zen?

Possibilita uma excelente qualidade de vida com muito natureza ao seu redor e regiões como na Lagoa da Conceição ou no centro de Florianópolis são boas opções para estabelecer moradia.

A segunda em Floripa também é destaque, portanto, se isso for um fator determinante pra você, a considere!

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital: 4. Belo Horizonte, Minas Gerais

E tem trem melhor que morar em Minas Gerais? tá doido, sô, é bão demais!

É a cidade perfeita pra os nômades que buscam manter o equilíbrio entre uma atmosfera vibrante presente em cidades com um ar de interior repleto de tranquilidade.

Além disso, tem um preço bem mais acessível que em outras capitais para acomodações individuais e ainda abrange um grande leque de opções para quem também prefere optar por acomodações compartilhadas.

Tem uma grande riqueza cultural a ser explorada e uma vida noturna animada para aquele fim de dia puxado no trabalho, aliás, outra coisa interessante é que com o crescente número de nômades chegando na região, tem também crescido os estabelecimentos para acomodá-los em horário de trabalho.

Portanto, conte com bons cafés e coworkings com uma excelente internet a sua disposição.

Nos finais de semana, a recomendação é explorar o turismo local e aproveitar a facilidade de deslocamento de uma cidade para outra para conhecer outros lugares, além disso, desfrute muito da gastronomia local!

Veja também: 7 Maravilhas do mundo: onde estão e como visitá-las

5. Recife, Pernambuco

E a região nordeste também abriga uma das Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital e é ela a charmosa Recife em Pernambuco.

Pensa num lugar que abraça seus novos morados é ela. Com um rico patrimônio histórico e cultural, viver por lá é também fazer uma eterna viagem já que há tanto para ver e fazer.

Entre os principais pontos positivos, vamos destacar o fato de que há praias paradisíacas te esperando e o clima quente de verão o ano inteiro só vem para tornar isso tudo ainda melhor.

Além disso, viver no nordeste é economicamente mais barato, por isso, vale a pena se a sua intenção for viver com um custo de vida mais baixo.

Há ainda muitas opções de eventos culturais gratuitos, além das grandes festas e festivais que a cidade recebe anualmente.

Um ponto a ser considerado é quanto a segurança, pois em alguns bairros de Recife ela pode ser um problema, por isso, é importante que antes de mudar de forma definitiva você pesquise o melhor lugar para estabelecer sua moradia temporária.

Boa Viagem é um dos que tem mais nômades digitais em Recife, portanto, fica aí a sugestão!

6. Bali, Indonésia

Depois de pessoalmente ir a Bali na Indonésia, realmente é possível afirmar que lá é uma das Melhores cidades no mundo para viver como nômade digital!

Bali consegue abrigar no mesmo lugar uma atmosfera tranquila e cheia de espiritualidade com seus templos hindus a agitação e vida noturna das cidades mais festivas.

Além disso, os nômades chegaram dominando Bali, portanto, o que não faltam são bons cafés e coworkings com excelente internet para recebê-los.

Outro ponto positivo é o custo de vida em Bali. Com a moeda do Brasil valendo bem mais que a moeda da Indonésia, há acomodações bem confortáveis com um preço bem justo.

Comer também é bem econômico e quanto ao lazer, bom a Indonésia está entre os países com as praias mais lindas do mundo e tomar banho de mar é de graça, viajantes.

Ubud e Canggu são as cidades preferidas dos nômades digitais em Bali, no entanto, a ilha de Lombok também tem crescido de maneira significativa e pode ser uma boa opção.

A parte negativa em Ubud e Canggu pode ser o fato de o trânsito ser intenso, aliás, muito intenso!

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital
Bali – um dos melhores lugares pra se viver no mundo. Foto: pexels.

7. Chiang Mai, Tailândia

Localizada no Norte da Tailândia, Chiang Mai entra para nossa lista, pois é uma das cidades mais acolhedoras e que tem um custo de vida super baixo e apesar disso, conta com uma excelente infraestrutura para desenvolver um trabalho remoto.

A Tailândia e o sudoeste asiático de maneira geral tem uma moeda que vale menos que a nossa, por isso, se ganhar em real, certamente estará na vantagem ao viver por lá.

Alimentação e moradia são bem baratas e o clima é quente durante todo ano, embora haja a época das monções e aí a chuva realmente é frequente.

Para se divertir, aproveite as cachoeiras do norte do país, visite os templos e faça um passeio para algum santuário de elefantes. O povo tailandês é absolutamente fantástico, por isso, viver lá é realmente um privilégio.

Tem uma grande herança cultural e conta com festividades locais que certamente animarão os novos moradores de Chiang Mai, um presente pra quem chega.

8. Medellín, Colômbia

Medellín na Colômbia também é mais uma das Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital, afinal, nada como o clima quente e aconchegante da América do Sul.

A comunidade colombiana é animada, tem um custo de vida acessível e tem crescido muito e se desenvolvendo para receber nômades digitais, ou seja, há bons lugares para trabalhar que irão garantir boa internet em um ambiente confortável.

O clima também é algo que atrai os brasileiros, o fato de se manter agradável e estável e ser inclusive conhecido como a “primavera eterna”.

Os custos com alimentação e moradia são acessíveis, mas algumas áreas não são muito seguras, portanto, pesquise antes de pensar na sua mudança no melhor lugar para se estabelecer.

Há uma agitada vida noturna a sua espera e bons eventos culturais!

Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital: 9. Lisboa, Portugal

Chegamos então a Portugal, em sua capital, Lisboa uma cidade muito procurada por nômades digitais e que embora os custos sejam em euro, costuma ser mais em conta do que em outras partes da Europa.

A qualidade de vida e a segurança são os principais pontos que tem atraído cada vez mais moradores temporários para a região.

O clima é agradável e ensolarado durante o ano, há bons espaços para coworking e claro, o idioma em comum também pode ser um facilitador para quem não tem uma segunda língua.

Ainda é possível conseguir acomodações compartilhadas com um preço mais acessível.

Aproveite a rica história e cultura de Lisboa durante sua moradia temporária na cidade.

10. Ho Chi Minh City, Vietnã

Fechando a nossa lista das Melhores cidades no Brasil e no mundo para viver como nômade digital, temos a querida Ho Chi Minh localizada no Sul do país, um destino cada vez mais crescente para os nômades digitais que buscam lugares com boa estrutura e que combinam com um custo de vida mais baixo.

Viver no Vietnã é realmente muito bom, o deslocamento para outras cidades é super prático, então é possível aproveitar os dias livres para ir a outras regiões do Vietnã.

Ho Chi Minh é super bem desenvolvida, tem uma noite vibrante com bares e festas a todo vapor.

É rica em cultura e história e tem uma gastronomia única, com diversos restaurantes de comidas típicas e para os que preferem as ocidentais, há também muitas opções.

Há diversos coworkings e cafés típicos do Vietnã para trabalhar em Ho Chi Minh, por isso, será super agradável ser nômade por lá.

 

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe