Dicas da Ilha Miyajima

Se você aí do outro lado dessa telinha começou a programar sua viagem pelo Japão, certamente está considerando conhecer diversas cidades e pontos turísticos, por isso, vou te trazer dicas da Ilha Miyajima – um dos destinos que não podem ficar fora do seu cronograma de viagem!

O lugar é lindo, repleto de história, cultura e espiritualidade. Uma oportunidade única de conexão com o sagrado que você poderá sentir ao chegar nesse paraíso!

Portanto, fica por aqui e confere todas as minhas dicas da Ilha Miyajima pra te ajudar nesse planejamento!

Onde fica

A Ilha Miyajima está localizada na Baía de Hiroshima, na região oeste do Japão e pertence a cidade de Hatsukaichi na província de Hiroshima.

A ilha é também conhecida como também conhecida como Itsukushima e é mundialmente famosa por suas belezas naturais, seus santuários e claro, pela emblemática porta torii vermelha que durante a maré alta faz parecer que está flutuando, é incrível!

onde fica
Onde fica a Ilha de Miyajima no Japão. Foto: Mie T.

Como chegar

Para visitar a Ilha Miyajima primeiro você precisa chegar na cidade base que é Hiroshima e é muito fácil chegar lá, já que há um aeroporto que recebe voos domésticos de várias cidades do Japão, além disso, você também poderá optar por ir de trem-bala ou ônibus.

Para chegar a ilha Miyajima só é possível de balsa ou barco, portanto, depois de chegar em Hiroshima, siga até a estação central e tome um trem para Miyajimaguchi. A viagem é rápida, leva em torno de 25 minutos.

Ao chegar no terminal de balsas, é possível ver que há várias empresas que operam com o trajeto e há viagens frequentes ao longo do dia, por isso, fique tranquilo, pois a espera não é longa.

Depois de uma curta viagem de balsa você finalmente chegará ao seu destino. A balsa desembarca bem próximo a região central de turismo da ilha e de lá basta seguir a pé para desbravar esse paraíso.

como chegar em miyajima
Confira as alternativas para chegar em Miyajima. Foto: Ben69059

Veja também: Dicas de Seychelles

O que fazer

Seguindo com as nossas dicas da Ilha Miyajima, vamos descobrir o que tem pra fazer por lá, né? É um lugar para ser visitado e aproveitado com calma, por isso, aqui vão algumas sugestões do que ver por lá!

Visitar o Santuário Itsukushima

Esse é o principal ponto turístico da Ilha Miyajima e é o que a torna mundialmente famosa com o Torii que durante a maré alta parece estar literalmente flutuando.

Aproveite a visita para explorar os edifícios que compõem o Santuário Itsukushima: o Hall Principal, o Teatro No e os corredores à beira-mar.

Descubra os espaços sagrados, se conecte a espiritualidade e aproveite esse momento nesse lugar tão especial. Algumas vezes acontecem cerimônias religiosas e se tiver sorte, participe e viva uma intensa imersão cultural xintoísta (espiritualidade tradicional dos japoneses).

pontos turísticos
Visite os principais pontos turísticos da Ilha de Miyajima. Foto: Divulgação.

Suba o Monte Misen

Esse é um passeio que precisa ser feito na Ilha Miyajima, okay? Subir o monte garante uma vista panorâmica da Baía de Hiroshima que é verdadeiramente espetacular .

Você pode optar por seguir por trilha ou por teleférico. Recomendo a trilha que é bem conservada e você pode aproveitar para se conectar de forma mais profunda com a natureza.

Descubra a Vila de Miyajima

Caminhe pela charmosa vila de Miyajima e visite suas lojas de souvenirs, aprecie seus restaurantes e aproveite para conhecer a comunidade local.

Interaja com os cervos

Parece estranho, mas não é! Os cervos são sagrados para a espiritualidade japonesa (xantoísmo) e eles vivem livremente pela ilha. Aproveite essa oportunidade única para fotografá-los em seu habitat natural.

Participe dos festivais sazonais

Consulte se durante sua passagem pela Ilha Miyajima haverá algum festival e não deixe de vivê-lo. O Japão tem muitos eventos sazonais que mudam totalmente a atmosfera de qualquer destino.

É uma oportunidade de viver a ilha de uma forma diferente!

Explore a cozinha japonesa

Aproveite para conhecer os restaurantes da Ilha Miyajima e comer pratos típicos japoneses.

Não deixe de experimentar as ostras frescas – prato tradicional da ilha.

Melhor época pra visitar

A Ilha Miyajima pode ser visitada o ano inteiro, no entanto, para definir qual a melhor época para visitá-la é preciso considerar como o clima se comporta durante o ano.

Miyajima tem um clima temperado com estações do ano bem definidas.

Durante a primavera, entre os meses de março a maio as temperaturas estão amenas e agradáveis, está em época de floração das cerejeiras e a paisagem fica belíssima. Pode estar mais cheia nesse período em razão dos festivais sazonais que acontecem no Japão, mas é uma boa época para visitá-la.

De junho a agosto é verão em Miyajima e as temperaturas podem ser bem altas e tornar a visita até um pouco desagradável. Além disso, é a estação que mais chove!

O outono é uma outra estação super agradável! Acontece entre setembro e novembro. As temperaturas começam a baixar e ficar mais agradáveis. Além disso, a coloração das folhas muda e cria uma paisagem absolutamente diferente e linda de se ver.

Por fim, o inverno vai de dezembro a fevereiro e embora não seja tão rigoroso quanto em outros países, se você não gosta de frio é melhor fugir das visitas nesse período.

Recomendo as estações da primavera e outono, principalmente, nos meses de transição que é quando as cidades ficam mais vazias, os preços mais acessíveis e há uma atmosfera mais calma para curtir o destino.

Além disso, antes de ir a Miyajima consulte a maré. Ela fica infinitamente mais bonita quando está alta e é possível ver o Torii “flutuando”.

belezas naturais
A primavera é uma das melhores estações para visitar o Japão e a Ilha de Miyajima. Foto: Pexels.

Quantos dias

Outra das nossas dicas da Ilha Miyajima é sobre quantos dias passar por lá e bom, começo dizendo que é comum as pessoas fazerem passeios de um dia. Partem cedo e voltam no final da tarde, no entanto, o cronograma fica bem apertado e não é possível de fato mergulhar na cultura da ilha.

Por isso, minha recomendação é que passe pelo menos um dia e uma noite da Ilha de Miyajima, desta forma, vai conseguir explorar todos os pontos turísticos com calma, experimentar a culinária local e se tiver sorte, participar de cerimônias e eventos sazonais na ilha.

Veja também: Onde e como ver a Aurora Boreal em Tromso, Noruega

Onde comer

A Ilha Miyajima tem bons restaurantes e pra mim, comer é uma das melhores formas de mergulhar na cultura local de um país, por isso, aqui vão algumas dicas de restaurantes pra quando você for curtir um dia na ilha.

  • Momijido: opção de comida rápida. Um fast food com comidas típicas japonesas. Pratos a partir de R$20.
  • Mametanuki: restaurante de comida japonesa e europeia com um espaço interno bem bonitinho e mesas na área externa. Pratos bem servidos e carta de cervejas artesanais.
  • Iwaso: um dos melhores da ilha. Espaço interno amplo, bonito e bem decorado. Pratos típicos japoneses e o menu tem opções veganas.
  • Tachibana: restaurante especializado em frutos do mar. Aproveite para provar as ostras frescas – prato tradicional na Ilha Miyajima.
  • Yamaichi Honten: restaurante pequeno e simples, mas que serve pratos típicos da culinária japonesa com preço justo, além disso, são bem servidos.

Essas são apenas algumas dicas da Ilha Miyajima e de onde comer. Andando pela vila você verá outros bons restaurantes. Aproveite também para comer as comidas de rua e interagir com os locais.

gastronomia local
Desbrave a gastronomia local da Ilha de Miyajima: pexels.

Saiba mais sobre Dicas de Maragogi: tudo sobre o Caribe brasileiro

 Onde ficar

A Ilha Miyajima tem boas opções de hospedagem e eu realmente recomendo que você passe ao menos uma noite por lá para aproveitá-la de forma mais intensa, fazendo uma profunda imersão cultural.

Portanto, aqui vão algumas sugestões de onde ficar em Miyajima:

Miyajima Morinoyado

O Miyajima Morinoyado está localizado a apenas 15 minutos do Santuário Itsukushima. Tem acomodações confortáveis com ar-condicionado, TV e algumas unidades possuem banheiro privativo.

Além disso, para a maior comodidade dos hóspedes, o hotel conta também com um restaurante no local que serve comidas típicas japonesas, por isso, se quiser uma hospedagem com alimentação incluída, basta reservar com antecedência.

Dicas da Ilha Miyajima
Acomodações amplas e confortáveis na Ilha Miyajima. Foto: Booking.

Miyajima Hotel Makoto

O Miyajima Hotel Makoto está bem próximo do Santuário Itsukushima a apenas 10 minutos a pé. Diariamente é servido um café da manhã com pratos típicos da culinária japonesa e há um restaurante para a maior comodidade dos hóspedes que prepara um menu kids se o pedido for feito com antecedência.

Os quartos possuem banheiro privativo, ar-condicionado, frigobar e roupas de cama e banho. Além disso, o hotel tem salas de karaokê e lavanderia.

onde ficar em Miyajima
Acomodações duplas em Miyajima. Foto: Booking.

Sakuraya

O Sakuraya está localizado a apenas 3 minutos a pé do terminal de balsas de Miyajima. Os quartos estão equipados com ar-condicionado e cama tipo futon. Os dormitórios compartilhados são uma alternativa mais em conta de onde ficar em Miyajima.

Cada dormitório possui uma TV, chaleira elétrica e um banheiro. Tem uma excelente localização e é bem avaliado principalmente por isso!

acomodações compartilhadas
Acomodações compartilhadas no Sakuraya. Foto: Booking.

Agora que já reunimos todas as dicas da Ilha Miyajima que você precisa é hora de finalmente organizar sua viagem para o Japão e conhecer esse lugar incrível!

Aproveite e volta pra contar pra Ninja tudo o que você achou de lá!

 

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe