Como economizar em comidas mundo afora

Programando a próxima viagem e já organizando a sua planilha de custos preocupado em quanto vai gastar com alimentação? Calma, senta aqui que a Ninja vai te dar 10 dicas de Como economizar em comidas mundo afora sem deixar de comer bem e aproveitar o lugar para onde está indo!

Sim, meus amigos! Sem extravagância e com consciência é possível viajar e comer bem em qualquer lugar do mundo e depois de viajar por mais de 50 países, reuni as minhas dicas pra te ajudar nesse planajamento!

Por isso, fica aqui e lê até os final sobre Como economizar em comidas mundo afora!

1. Conheça e experimente as comidas de rua

Em todos ou em pelo menos boa parte dos destinos do mundo inteiro há as famosas barracas de comidas de rua e que são economicamente mais baratas e acessíveis que os restaurantes.

A melhor parte é que geralmente se servem comidas locais, ou seja, além de gastar menos você também poderá desfrutar da herança cultural da culinária feita por nativos. Em muitos lugares há ainda os mercados locais em que há sempre frutas e comidinhas com preço justo!

Minha única recomendação é seguir a intuição. Em países como do sudeste asiático, por exemplo, tem barraquinha que a gente olha e automaticamente pensa: “melhor não” e segue viagem. A boa notícia é que isso é exceção e não regra e dá pra comer muito gastando pouco com comida de rua!

mercados e comida de rua
Conheça e explore a gastronomia local com os mercados de rua. Foto: Pexels.

Confira também: Taiti: quanto custa viajar pra Polinésia Francesa

2. Leve sua própria comida

Vai fazer um passeio turístico de dia inteiro e quer economizar? Leve sua própria comida!

Vá a algum supermercado e compre snacks ou coisas para fazer um sanduíche. Atente-se apenas aos ingredientes que vai usar para não passar mal, ou seja, se vai passar o dia num Parque Nacional da Tailândia num sol de 35 graus, evite colocar maionese no seu lanche, por exemplo.

Na América do Norte, Ásia a Europa em cada esquina tem uma 7 Eleven, uma loja de conveniência que vende até esses sanduíches já prontos e no precinho. É uma forma de economizar, principalmente em lugares com pontos turísticos famosos em que tudo custa o triplo do preço num lugar normal!

Como economizar em comidas mundo afora
Economiza preparando sua própria comida ou levando snacks para seu passeio. Foto: Pexels.

3. Almoçar é mais barato que jantar!

Sim, Ninjas! Almoçar é mais barato que jantar e a gente vê isso no nosso próprio país né?

Pois bem, pelo mundo afora também! Há menu executivo no almoço em toda parte do mundo e mesmo as refeições normais costumam ser mais baratas.

Portanto, se estiver priorizando uma das refeições para fazer em restaurantes, opte pelo almoço e digo mais, ande pelo destino em que está e saia lendo as plaquinhas que têm escrito “Prato do Dia”, esses sim são os melhores!

Almoço
Aproveite para caprichar no almoço e economizar o jantar! Foto: Pexels.

Veja também: Worldpackers: tudo sobre voluntariar no Brasil e no mundo

4. Dispense o docinho

Eu sei que é difícil dizer não para a sobremesa, mas você há de concordar que dá pra economizar em comidas mundo afora se você trocar o doce servido no restaurante por um chocolatinho de uma loja de conveniência!

“Ninja, mas todos os dias eu vou dizer não?” – Magina, ninguém é de ferro, mas não precisa comer sobremesa em todas as refeições e em todos os dias, né? Tem restaurante que o docinho depois do almoço custa um prato de comida e na minha opinião é um gasto desnecessário se a sua intenção é fazer uma viagem economicamente barata.

Portanto, minha dica é: vai ficar 7 dias num destino: coma sobremesas em 3 deles em uma das refeições e o restante vá a uma confeitaria, padaria ou loja de conveniência e compre algo que sinta vontade de comer! Acredite, os custos e gastos com alimentação vão ser reduzidos na metade!

Como economizar em comidas mundo afora
Muitas vezes as sobremesas custam o mesmo que uma refeição…por isso, dispense o docinho para economizar! Foto: Pexels.

Saiba tudo sobre: Home Exchange: como se hospedar de graça pelo mundo

5. Pesquise por promoções e descontos

Em regiões turísticas com muitos restaurantes concorrendo entre eles são comuns as promoções, portanto, esteja atento a isso.

Além disso, aproveite os horários de Happy Hour se quiser beber, o valor de drinks e cervejas costumam ser bem mais em conta sem contar que sempre tem aquele lugar com “Double Chopp” ou “Double Drink” no precinho.

O mesmo vale para porções. Por isso, minha dica é: nunca sente no primeiro lugar que passar se quiser economizar. Peça o cardápio antes de sentar, confira e pergunte se há promoções e descontos.

Além disso, em muitos destinos turísticos o próprio hotel tem “parceria” com restaurantes da região e que oferecem descontos aos hóspedes, não custa nada perguntar, né?

A última dica é checar se o país em que você está não possui nenhum APP em que é possível usar cupons de desconto. Aqui no BR tem a assinatura do Prime Gourmet em que dá pra comer gastando 50% do valor, acredita?

Enfim, sempre dá pra dar um jeitinho e economizar em comidas mundo afora.

Leia também: Quanto custa viajar para as Maldivas

6. Faça sua própria comida

Essa é uma opção para quem se hospeda em Airbnb ou para os mochileiros que optam por se hospedar em albergues.

Em quase todo hostel pelo mundo sempre existe uma cozinha de uso comum em que você pode ficar a vontade para fazer sua própria comida. Além de ser mais barato do que comer em um restaurante, dependendo da quantidade que cozinhar dá pra comer mais de uma vez.

Dá um trabalhinho, mas é uma forma de comer bem sem gastar muito! Outra coisa bacana é que a culinária une pessoas e sempre (ou quase sempre) vai ter alguém afim de compartilhar e dividir as tarefas com você, principalmente ficando em albergues.

Comprar comida nos mercados e cozinhar em casa vale MUITO a pena!

cozinhe
Fazer a própria comida reduz na metade os gastos na viagem. Foto: Pexels.

7. Beba água

Parece uma dica boba, mas beber água é barato e até de graça em alguns países!

É claro que é importante pesquisar antes de viajar, por exemplo, é impossível pedir água da torneira na Tailândia, mas é possível em alguns países da Europa e da América do Norte.

Além disso, na Europa, em países como a Grécia por exemplo, algo que é bacana beber e barato é o vinho da casa, acredita?

São servidos em jarras grandes e com preços super acessíveis. Dispense a carta de vinhos caros e SEMPRE opte pelo que é fabricado pelo restaurante. A qualidade é boa e você vai estar na Europa, né? rsrsrs.

8. Desfrute do café da manhã do hotel

Se optou por uma estadia com café da manhã incluído, faça o favor de acordar cedo e comer tudo que tem direito! Aliás, eu sou do tipo que come tão bem no café da manhã que tranquilamente consigo pular o almoço.

Aliás, essa é uma boa forma de economizar. Pelo mundo todo, há hotéis que estendem esse período de café da manhã até às 11:00, ou seja, quase na hora de almoçar, portanto, vale super a pena, né?

Outra coisa que é comum fora do Brasil é a disposição de chás, cafés e snacks gratuitos. Não é uma refeição, mas pode dar aquela sustentada ao longo do dia até a hora do jantar!

Como economizar em comidas mundo afora
Se seu hotel tem café da manhã, faça dele um almoço também. Foto: Pexels.

9. Culinárias de diferentes países

Longe das regiões centrais e turísticas, você sempre vai encontrar restaurantes que servem comidas de outros países, principalmente em bairros de imigrantes e que costumam ter preços bacanas de comidas típicas.

É uma forma de economizar e experimentar uma nova cozinha.

10. Fuja dos pontos turísticos

Comer vendo a Torre Eiffel é incrível e caro na mesma medida, por isso, se quiser comer olhando pra ela, vá numa conveniência, compre um sanduíche, sente e aproveite a vista, eu particularmente acho um clichê super bonitinho!

Sempre opte por restaurantes longe dos pontos turísticos, eles COM CERTEZA terão preços mais acessíveis e olha, eu falei longe, mas acredite, se for na redondeza já consegue reduzir o valor que irá gastar!

Como economizar em comidas mundo afora
Fuja dos pontos turísticos para encontrar restaurantes mais baratos. Foto: Pexels.

Agora que você tem uma série de dicas de Como economizar em comidas mundo afora que tal definir seu próximo destino e colocar todas elas em prática pra ver quanto você vai conseguir reduzir dos seus custos?

Vamos viajar, Ninjas?

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe