Brasileiros na República Dominicana: precisa de visto?

Esse país caribenho é um sonho de qualquer viajante, afinal, todo mundo já viu alguma imagem do mar incrível de Punta Cana e desejou estar ali, mas a pergunta que paira sobre nossas cabeças é sempre a mesma quando se trata de ir para outro país e é: Brasileiros na República Dominicana: precisa de visto?

Além de ser lindo e abrigar praias paradisíacas, A República Dominicana é rico em cultura o que não faltam são coisas para fazer, descobrir e explorar.

Sendo assim, é hora da Ninja esclarecer essa questão se nós, brasileiros, precisamos ou não de visto para visitar a República Dominicana e quais são os procedimentos para ingresso no país!

Brasileiro precisa de visto na República Dominicana?

Começamos esse artigo com uma excelente notícia: brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana, no entanto, existem alguns procedimentos e pré-requisitos que precisam ser seguidos e cumpridos a risca para entrar no país.

Brasileiros na República Dominicana: precisa de visto?
Como tirar o visto para a República Dominicana. Foto: Pexels.

Leia aqui também: Quanto custa viajar para Seychelles

Duração do Visto

Para visitar o país de forma turística, o tempo de permanência máxima para brasileiros é de 60 dias e tem uma taxa de 10 dólares. Mas existem formas de permanecer por mais tempo solicitando outros tipos de visto, portanto, aproveite aqui para conhecer essas outras possiblidades.

Saiba tudo sobre: Quanto custa viajar para Maceió em Alagoas

Tipos de Visto

A República Dominicana conta com diversos tipos de visto que podem ser solicitados de acordo com sua necessidade para estar ou permanecer no país, portanto, aqui vão algumas opções e como cada uma delas funciona:

Visto de turismo

Tem validade de 60 dias para uma ou várias entradas no país, mas não poderão ser exercidas atividades para fins lucrativos por lá, portanto, nem deixe passar pela sua cabeça de trabalhar ilegalmente porque não dá certo!

Visto de negócios

Válido por 60 dias e tem a possibilidade de renovação automática.

Dispõe ainda da vantagem de permissão de várias entradas no país, no entanto, não se pode permanecer por mais de 2 meses consecutivos por lá!

Visto de Residência

Válido inicialmente por 60 dias com entrada única. Ideal para quem deseja morar no país.

Diversos requisitos deverão ser preenchidos e apresentados na  Direção Geral de Migração para que receba a licença oficial de fazer residência na República Dominicana.

Visto de estudante

Voltada para pessoas que querem estudar em instituições de ensino da República Dominicana.

o Visto precisa ser renovado anualmente e uma série de requisitos também precisa ser preenchido.

Visto de Negócios com Fins Laborais

Ideal para pessoas que possuem contratos de serviço e que precisam permanecer no país por um ano.

Geralmente emitido para quem trabalha para empresas privadas ou públicas da República Dominicana.

tipos de visto
Tipos de visto na República Dominicana. Foto: Pexels.

Documentos necessários

Embora seja um procedimento simples e sem muita burocracia, alguns documentos são indispensáveis para solicitar seu visto ao chegar na República Dominicana:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Vacina da febre amarela (IMPORTANTE: sem isso você não entra no país). Depois de tomar a vacina, faça o seu cadastro no SUS, anexe o comprovante de vacinação e solicite o CIVP – Certificado Internacional de Vacinação. Esse documento será apresentado antes mesmo de você passar na imigração.
  • E-ticket: um formulário que será preenchido online com as informações de entrada e saída do país e informações também que serão encaminhadas para a saúde pública – como as da sua vacina.

Além disso, algumas outras coisas podem ser solicitadas. Veja bem, eu disse que PODEM, mas nem sempre são pedidas, aliás, nunca me pediram nada.

  • Passagem de saída do país;
  • Comprovante de estadia pelo período de permanência.

A vacina de COVID não é mais uma exigência de ingresso no país e se você vive em países como os da Europa e Estados Unidos e não foi ao Brasil também não precisa apresentar o comprovante de vacina da Febre Amarela.

Esse pré-requisito é principalmente para países em que a doença pode ser disseminada, como no continente africano e na América do Sul!

Leia também: Taiti: quanto custa viajar pra Polinésia Francesa

Como é a imigração na República Dominicana

A Imigração é bem tranquila, por ser um destino turístico e receber diariamente milhares de pessoas que só querem desbravar as belezas naturais do país não costumam fazer muitas perguntas.

O que será apresentado é o QR Code que será gerado após preencher o seu E-Ticket.

Uma maneira mais prática e ecologicamente consciente que evita o preenchimento dos papéis a serem entregues na imigração.

Lembre-se de responder e apresentar apenas o que lhe for solicitado.

Geralmente, só pedem o passaporte e o formulário devidamente preenchido, mas como já mencionei, podem também solicitar passagem de saída do país e comprovante de sua estadia.

Por via das dúvidas, mantenha tudo pronto para evitar problemas!

Brasileiros na República Dominicana: precisa de visto?
Como é a imigração na República Dominicana. Foto: Pexels.

Dicas ao chegar na República Dominicana

Depois de conferir todas as informação sobre “Brasileiros na República Dominicana: precisa visto?” tem algumas coisas eu gostaria que tivessem me dito na minha primeira vez no país e por isso, venho aqui com informações quentinhas:

  1. A moeda oficial é o Peso Dominicano, no entanto, o dólar é bem aceito no país. Minha recomendação é que viaje com um cartão multimoedas como o da Wise e saque um pouco de dinheiro na moeda local, pois às vezes a cotação do dólar não tem vantagem para turistas.
  2. Antes de sair do BR faça uma cópia do seu passaporte e também escaneie ele e sempre o leve com você. Caso aconteça algo, será importante ter um comprovante e um documento oficial com você!
  3. O seguro saúde não é obrigatório, mas eu não aconselho ninguém a viajar sem ele. Nunca se sabe o que pode acontecer e não há saúde pública para turistas no país, portanto, vale a pena contratar um antes de sair do BR.
  4. A língua oficial é o espanhol, mas o inglês também é muito falado na região.

Bom, agora que você já tem todas as informações sobre os Brasileiros na República Dominicana: precisa de visto?, basta arrumar a sua mala e partir pra essa aventura incrível em terras e mares caribenhos, né?

Aposto que você não vai se arrepender!

 

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe