Bagagem: saiba sobre as novas regras das companhias aéreas

Se os momentos de glória chegaram e é hora de fazer aquela viagem que está esperando há muito tempo, antes disso irá precisar se preocupar com uma importante questão burocrática que é basicamente sobre sua mala. Portanto, esse artigo vai te trazer informações sobre “Bagagem: saiba tudo sobre as novas regras das companhias aéreas”.

Acredite, dependendo da situação, você pode até perder seu voo se estiver carregando algo proibido na mala — e essa não é uma dor de cabeça que vale a pena ter quando tudo está pronto para realizar seu sonho.

Por isso, confere nosso artigo sobre “Bagagem: saiba tudo sobre as novas regras das companhias aéreas” e aproveite de forma tranquila essa viagem que tanto esperou chegar!

Tipos de Bagagem e suas Regras

Antes de te explicar um pouco sobre “Bagagem: saiba tudo sobre as novas regras das companhias aéreas”

  • Bagagem de mão;
  • Bagagem despachada;
  • Bagagem adicional e sobretaxa.

Bagagem de Mão

A bagagem de mão é aquela que os viajantes conseguem levar consigo na cabine do avião.

Tem peso e tamanho específico para garantir que todos os passageiros consigam acomodar adequadamente seus pertences que podem ir no compartimente acima do assento ou embaixo, à sua frente.

As regras gerais das companhias é que é permitido uma bagagem de mão e um item pessoal.

As dimensões médias de 55 X 35 X 25 cm, no entanto, esteja atento porque essas medidas podem variar. Portanto, verifique com a sua companhia as regras que são específicas.

O peso permitido também poderá ser variável, sendo que a maioria gira em torno de 7 a 10 kg.

Além disso, alguns itens são proibidos na bagagem de mão. Líquidos, por exemplo, só podem ser transportados em frascos de até 100 ml. Objetos cortantes ou pontiagudos, como tesouras, facas e navalhas, também não podem estar na mala de mão.

Verifique antes do seu voo quais são as regras específicas da sua companhia, pois pode haver uma pequena diferença de uma para outra.

Outra dica para a sua bagagem de mão é que você organize seus itens pessoais em organizadores, além disso, deixe documentos e medicamentos que poderão ser usados durante sua viagem fáceis para serem acessados.

Bagagem: saiba sobre as novas regras das companhias aéreas
confira as regras para viajar com tranquilidade. Foto: pexels.

 

Leia também: 7 Maravilhas do mundo: onde estão e como visitá-las

Bagagem Despachada

A bagagem despachada é aquela que o viajante entrega no balcão de check-in para ser transportada no compartimento de carga do avião.

Diferente da bagagem de mão, a que será despachada é bem mais flexível, no entanto, é importante dizer que a tarifa e as regras também irão variar de acordo com a companhia.

O peso da bagagem despachada geralmente é entre 23 e 32 kg por mala. Se tiver peso a mais, verifique previamente com a companhia se existe taxa adicional por esse excesso de peso.

Para medir o tamanho da bagagem, some o comprimento, a altura e a largura, e o limite comum é de no máximo 158 cm.

Na bagagem despachada, principalmente itens inflamáveis são terminantemente proibidos.

Antes de viajar, pese suas bagagens e evite surpresas. Como dica de segurança, sempre trave sua bagagem e tire foto do peso final da sua mala.

Bagagem Adicional e Sobretaxa

Uma opção que algumas companhias aéreas oferecem é o pagamento da taxa adicional de peso de bagagem e que muitas vezes compensa muito mais do que despachar a mala.

Por exemplos, companhias Low Coast permitem apenas 7 kg de mala juntando seu item pessoal e a bagagem de mão, no entanto, é possível pagar a taxa pelo peso adicional de mais 7 kg e o valor é bem mais acessível do que para despachar uma com 20 kg, por exemplo.

O ideal é que contrate esse serviço antes, pois costuma ser mais barato do que se optar por contratar na hora do embarque, por isso, se já souber que vai ultrapassar o peso, adquira sua bagagem adicional em seu check-in online ou na hora da compra da passagem.

Outra dica e comparar os preços de uma companhia com a outra e ver qual delas é mais acessível e para reduzir os custos na hora de finalizar sua compra.

Itens Proibidos e Restritos

Já mencionei que alguns itens são proibidos ou restritos tanto na bagagem de mão quanto na despachada. Embora possa haver pequenas variações, as regras gerais costumam ser semelhantes entre as companhias aéreas.

Portanto, você não pode transportar armas de fogo, munição, explosivos, produtos inflamáveis ou substâncias químicas, como materiais corrosivos.

Por outro lado, existem outros que são restritos, ou seja, existe uma quantidade ou peso permitido.

Isso inclui baterias, que, dependendo do tipo, não podem ser despachadas e devem estar na bagagem de mão do viajante. O mesmo se aplica a medicamentos — especialmente os líquidos — que podem exigir a apresentação da prescrição médica.

Procedimentos no Aeroporto

Ao chegar ao aeroporto, sua primeira tarefa é fazer o check-in e despachar a bagagem, caso necessário.

Geralmente, esse primeiro passo vai envolver que a companhia cheque o peso e as medidas da sua bagagem e claro, irá etiquetar com suas informações.

A dica é que chegue cedo, pelo menos 3 horas antes do seu voo para não correr o risco de atrasar ou perder o seu voo.

Atualmente, já é possível antecipar esse processo ao fazer o check-in online e se não vai precisar despachar sua bagagem, ótimo…Tudo mais prático e rápido.

Saiba mais sobre: Melhores aplicativos para viajar pelo mundo 

Segurança e Inspeção

Se houver alguns desrespeito as regras de segurança, o aeroporto poderá checar e solicitar a retirada desses itens, com o risco de não embarcar caso insista em mantê-los.

Para evitar surpresas, siga as regras e evite transportar itens proibidos ou restritos.

Proteja seus itens pessoais, organize tudo com antecedência e não deixe nada pra última hora, pois isso pode atrapalhar toda sua viagem!

Bom, agora que você já tem um artigo que vai te auxiliar com a questão “Bagagem: saiba tudo sobre as novas regras das companhias aéreas”, basta comprar a passagem e escolher o destino da vez!

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe