O Brasil é um dos países mais ricos do mundo quando o assunto são as belezas naturais e a diversidade cultural, em cada cantinho existem tradições e costumem que o tornam tão especial, portanto, que tal tirar as férias para explorar uma região específica? Confira então 10 cidades para viajar no Sul do Brasil para criar um roteiro perfeito!
O Sul é uma região que tem influência de várias culturas, inclusive, é possível se sentir na Europa em algumas cidade, por isso, vale a pena pensar em um roteiro que consiga contemplar suas preferências para fazer uma viagem realmente memorável.
Agora que já te deixei com vontade de conhecer essa região do país, conheça 10 cidades para viajar no Sul do Brasil!
1. Curitiba, Paraná
Não tinha como começar a falar das 10 cidades para viajar no Sul do Brasil sem começar por Curitiba, a capital do Paraná e um destino reconhecido por seu planejamento urbano e suas áreas verdes.
O destino faz a união entre a modernidade e a preservação ambiental e tem diversas atrações culturais e naturais para garantir o entretenimento dos turistas.
Desta forma, aqui vão algumas sugestões de o que fazer durante sua passagem por Curitiba:
- Jardim Botânico: esse é o principal ponto turístico da cidade, o parque tem estilo francês com uma grande estufa de vidro no estilo europeu e trilhas que possibilitam caminhadas relaxantes.
- Museu Oscar Niemeyer: é também chamado de “Museu do Olho” e foi projetado por Oscar Niemeyer e abriga importantes exposições de arte.
- Parque Tanguá: outro parque que vale a pena conhecer é o Tanguá. Tem diversos mirantes com vistas panorâmicas, trilhas e jardins. Boa recomendação para ver o pôr do sol.
- Centro histórico e Largo da Ordem: prédios históricos, museus e até feirinha de artesanato no final de semana agitam a região.
Há ainda o Bosque do Alemão, a Ópera de Arame e o Parque Barigui. A cidade também conta com bons restaurantes e bares. Certamente será uma visita incrível a capital paranaense.
2. Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu é símbolo mundial do Sul do Brasil, afinal, abriga uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo – As Cataratas do Iguaçu.
Fica lá também a porta de entrada para quem quer conhecer a tríplice fronteira com Paraguai e Argentina.
A principal atração é certamente visitar as Cataratas do Iguaçu.
A recomendação é fazer o passeio de barco que te permite chegar bem pertinho das quedas d’água e garante uma emoção inexplicável.
Além disso, há muitos mirantes com vista panorâmica para as cachoeiras e trilhas relaxantes para explorar.
Mas não é só isso, há ainda o Parque das Aves que está localizado próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu e é possível ver araras, tucanos e outras centenas de espécies de animais.
Tire também uma foto no Marco das Três Fronteiras onde há um monumento em cada país.
Pela proximidade com Argentina e Paraguai vale a pena também explorar um pouquinho de cada um, fazer compras no Paraguai e comer um bom corte de carne na Argentina.
![cataratas](https://ninjanaviagem.com.br/wp-content/uploads/2024/07/pexels-rodolfoclix-1203565-300x200.jpg)
3. Joinville, Santa Catarina
Conhecida também como a “Cidade das Flores”, é claro que ela é uma das 10 cidades para viajar no Sul do Brasil e tem uma riqueza cultural que realmente merece ser explorada.
Localizada no estado de Santa Catarina, Joinville tem tradições germânicas preservadas por seus moradores.
Possui uma arquitetura europeia que se mistura a modernidade e faz desse destino um lugar incrível para explorar turisticamente.
A cidade tem simplesmente o MAIOR festival de dança do mundo e conta com diversas apresentações com modalidades e estilos diferentes.
Simplesmente um evento cultural imperdível que acontece sempre no mês de julho.
Além disso, conta com o Museu Nacional da Imigração e Colonização, importante para que se conheça a história da cidade.
Visite ainda o Parque Zoobotânico, faça um passeio de barco e claro, conheça a gastronomia local que tem diversos pratos da culinária alemã, como o chucrute e o eisben.
![cidades para viajar no sul do brasil](https://dynamic-media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-o/0b/a6/04/f7/foto-tirada-no-jardim.jpg?w=1200&h=-1&s=1)
4. Blumenau, Santa Catarina
Blumenau, assim como Joinville é também reconhecida por ser um destino que mantém as tradições da cultura germânica.
isso fica muito bem representado em sua arquitetura e nas festas tradicionais que acontecem anualmente na cidade.
Localizada também em Santa Catarina foi fundada em 1850 por imigrantes alemães, se tornou um destino popular para os brasileiros.
Acontece lá o famoso festival de cerveja Alemã – o Oktoberfest e é um dos maiores do Brasil e muito semelhante ao evento que acontece anualmente na Alemanha.
Há diversos atrativos bacanas para serem explorados na cidade, como por exemplo a Vila Germânica que é inclusive onde acontece o Octoberfest e quando não está acontecendo o festival, vira um ponto de compras e também um centro gastronômico.
Não deixe de visitar o Museu da Cerveja que conta a história da fabricação da cerveja na região e sua importância para a história da cidade.
Portanto, não deixe de explorar também o centro histórico e apreciar a arquitetura germânica e estabelecimentos temáticos.
![10 cidades para viajar no sul do Brasil](https://dynamic-media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-o/09/7d/5b/44/parque-vila-germanica.jpg?w=800&h=-1&s=1)
5. Ponta Grossa, Paraná
Localizada na região dos Campos Gerais do Estado do Paraná, o destino reúne belezas naturais, atrações culturais e pode ser sua porta de entrada para explorar o que de mais bonito tem ao seu redor.
É uma das 1o cidades para viajar no Sul do Brasil principalmente para aqueles viajantes que gostam de fazer atividades ao ar livre, como explorar cachoeiras, cavernas e fazer trilhas.
A principal atração é o Parque Estadual de Vila Velha que tem grandes formações rochosas e lagoas, é ótimo para caminhar e explorar a natureza.
O Buraco do Padre também é uma atração impressionante, uma caverna que abriga uma cachoeira com 30 metros de altura onde é possível nadar.
O acesso é feito por trilha e vale muito a pena conhecer.
No seu roteiro, inclua também o Museu dos Campos Gerais para conhecer a história e a cultura de Ponta Grossa, o Canyon e Cachoeira do Rio São Jorge localizado bem próximo do centro da cidade e o Parque Ambiental Manoel Ribas que é interessante para aproveitar e relaxar com a família.
Por fim, o Cânion Guartelá é também muito famoso e reserve um tempo considerável para explorar essa beleza natural.
Aproveite para apreciar a gastronomia local!
Leia também: 10 dicas de como montar seu roteiro de viagem
6. São Francisco do Sul, Santa Catarina
Essa é a cidade mais antiga de Santa Catarina e está localizada na costa norte do estado e é também uma das primeiras do país, tendo sido fundada em 1504.
A cidade, além de sua riqueza cultural e histórica, tem praias deliciosas que merecem receber sua visita.
Portanto, temos algumas sugestões de o que fazer em São Francisco do Sul.
Visite o centro histórico da cidade que é super bem preservado com suas ruas de paralelepípedo e as casas coloniais, uma verdadeira viagem no tempo.
Não deixe de ir as principais praias da região: Enseada e Praia Grande.
A Praia da Enseada é uma das mais visitadas, no entanto, preserva uma atmosfera tranquila e ideal para quem está viajando em família.
Por outro lado, a Praia Grande é propícia para a prática de surf e kitesurf.
Menos movimentada, preserva o ar rústico das praias mais selvagens.
Há ainda o Museu Nacional do Mar, um dos principais no Brasil dedicado a vida marítima.
Logo, finalize seu roteiro com um dos passeios mais famosos que é o Passeio de Barco pela Baía da Babitonga, a maior navegável do estado.
7. Gramado, Rio Grande do Sul
Chegamos a famosa cidade de Gramado, mais uma das 10 cidades para viajar no Sul do Brasil e ir pra lá parece mais um tour por uma cidade europeia com sua arquitetura inspirada nas regiões dos Alpes.
Tem uma grande infraestrutura turística e atrações que se adequam a qualquer idade.
Acontece lá também um famoso Natal de Luz e o Festival de Cinema de Gramado que atrai visitantes do Brasil e do mundo.
Em seu roteiro inclua o Lago Negro, um lugar super bonito cercado de uma vegetação com pinheiros e azaleias e ideal para caminhadas tranquilas e relaxantes, para andar de pedalinho e fazer piqueniques.
Durante o outono e a primavera o parque fica especialmente mais bonito.
Mini Mundo é um parque temático ao ar livre que atrai pessoas de todas as cidades para ver monumentos e famosos do mundo inteiro em miniatura, dá a sensação de estar realmente numa cidade em miniatura.
O Snowland é uma parque temático de inverno com experiências única como patinação no gelo, esqui, snowboard e até brincadeiras na neve.
Oportunidade incrível e atração imperdível.
Além disso, se puder, programe sua viagem para o final do ano para participar do Natal de Luz.
Enfim, há muitos outros atrativos, além de excelentes restaurantes e bares que irão te deixar apaixonado por Gramado.
![ATRAÇÕES](https://dynamic-media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-o/16/66/39/62/photo1jpg.jpg?w=1200&h=-1&s=1)
8. Canela, Rio Grande do Sul
Vizinha da charmosa Gramado, tem a ainda mais charmosa Canela, no Rio Grande do Sul, também conhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos ao ar livre.
Preserva um ar tranquilo típico de interior e é um destino muito procurado por casais que buscam um lugar romântico e aconchegante.
A arquitetura também é inspirada na Europa.
Há parques ecológicos, cachoeiras e uma rica gastronomia esperando seus visitantes.
Entre os principais pontos turísticos, tem a Catedral de Pedra (Catedral de Nossa Senhora de Lourdes) uma impressionante construção em estilo gótico que é um cartão-postal de Canela.
O Parque Estadual da Cascata do Caracol que abriga a Cascata do Caracol com 131 metros de altura que pode ser avistada por meio de trilhas e mirantes.
Logo, visite também o Mundo a Vapor e o Parque da Ferradura, são imperdíveis!
![10 cidades para visitar no sul do brasil](https://dynamic-media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-o/03/43/c4/04/cachoeira-do-caracol.jpg?w=600&h=-1&s=1)
Confira um artigo completo sobre: 7 Maravilhas do mundo: onde estão e como visitá-las
9. Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e não poderia estar fora da nossa lista das 10 cidades para viajar no Sul do Brasil, reconhecida por sua forte tradição gaúcha, sua cultura e diversidade, é ainda um grande centro econômico.
A cidade também é famosa por sua atmosfera vibrante e por seus parques de amplas áreas verdes ideais para relaxar, uma mistura de tradições e modernidade que a tornam tão charmosa.
Entre as principais atrações, estão o Mercado Público em que é possível mergulhar na cultura local, é possível encontrar produtos típicos da região como chimarrão e ervas, além de ser a oportunidade para comer um bom prato da gastronomia regional.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul também é um programa cultural interessante, possui um grande acervo de obras de artistas nacionais e internacionais.
Não deixe ainda de visitar o Jardim Botânico e apreciar as centenas de espécies de plantas, passear pelas trilhas ecológicas, fazer um piquenique e relaxar no meio da natureza.
Passeio pela Orla de Guaíba já que esse é um dos cartões-postais de Porto Alegre e um lugar incrível para ver o pôr do sol.
Enfim, a cidade realmente é incrível e tem atraído cada vez mais visitantes interessados em desbravá-la.
Não deixe gastronomia gaúcha de lado, o que não faltam lá são churrascarias e algumas consideradas simplesmente a melhor do Brasil.
10. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Fechando a nossa lista das 10 cidades para viajar no Sul do Brasil, temos Caxias do Sul que está localizada no Rio Grande do Sul e tem em sua cultura e em suas tradições uma forte influência trazida pela comunidade italiana que imigrou para a região.
Um destino que propicia a prática de muitas atividades ao ar livre.
É ainda a segunda maior cidade do estado e reconhecida por ser um grande centro industrial e polo econômico.
Portanto, vale a pena também se programar para ir ao Festival da Uva que acontece a cada dois anos e atrai turistas para este que é considerado o maior evento da cidade.
Além disso, há igrejas, monumentos históricos, parques, praças e grandes centros gastronômicos a serem visitados. Realmente vale muito a pena incluir em seu roteiro.