Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando

Tem uma viagem pronta para acontecer e não faz ideia de onde deixar seu bichinho de estimação? Esse artigo foi feito pensando em você e conta com Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando. São diversas opções para te ajudar a traçar o melhor plano para sua viagem.

Sabemos que viajar sem nossos bichinhos sempre causa estresse e ansiedade, mas calma, há sempre alternativas legais e seguras de fazer isso garantindo o conforto do animal durante sua ausência.

Confira então nossas Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando!

1. Creches para Animais 

As creches para animais é uma das coisas mais incríveis que na minha opinião já foi inventada, afinal, é um estabelecimento projetado para receber esses clientes fofos e garantir a segurança e o entretenimento deles enquanto seus donos estão fora, seja por trabalho ou viagens.

A parte mais interessante é que há uma série de serviços que mantém os animais entretidos, além de garantir a alimentação, a prática de exercícios, a socialização com outros animais e cuidados veterinários caso haja necessidade.

É ótimo para os animais interagirem durante o dia e desta forma não se sentirem sozinhos enquanto seus donos precisam estar ausentes.

Os preços costumam variar de acordo com cada parte do país, no entanto, os serviços oferecidos costumam ser os mesmos.

Muitos também possuem câmera de segurança e os tutores são informados frequentemente sobre os animais.

A dica principal antes de deixar seu pet aos cuidados de uma creche é pesquisar, conferir as avaliações do estabelecimento e deixar seu animal em dia com todas as vacinas para não o expor a doenças que podem ser transmitidas por outros animais.

Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando
Onde deixar seu pet em segurança enquanto viaja. Foto: Pexels

2. Pet Boarding

Outra opção interessante de onde deixar seu pet enquanto está viajando é no modelo de hospedagem em Casas de Família ou Pet Boarding como também é conhecido.

Nessa opção, seu pet fica hospedado em um ambiente residencial com uma família ou um cuidador que irá oferecer tratamento e cuidados especiais aos pets.

Desta forma, pode incluir somente hospedagem ou cuidados intensivos, caso seu pet precise, como por exemplo, dar medicações ou preparar uma refeição especial.

A melhor parte desse tipo de serviço é que o pet ficará em um ambiente semelhante a sua casa, tornando mais fácil a adaptação.

Além disso, os tutores temporários costumam se dedicar para atender as necessidades de seu pet cuidando com amor dos animais.

A desvantagem, no entanto, é o fato que se não houver outros animais na casa, não haverá a socialização do pet, o que é importante dependendo do animal.

Antes de contratar esse serviço, consulte e entreviste o tutor temporário, depois leve seu animal para conhecer o espaço em que ficará hospedado para que ele se adapte ao ambiente.

Outra sugestão é conferir se o responsável por receber seu pet, tem um seguro para garantir o atendimento do animal em situações de emergência.

3. Pet Sitting 

O Pet Sitting tem feito sucesso entre os tutores que precisam viajar e não tem com quem deixar seu pet, pois é a oportunidade de manter seu pet confortável em sua casa enquanto faz sua viagem.

A proposta é conectar tutores que precisam viajar com pessoas que buscam acomodação gratuita em determinado destino.

Atualmente, há diversas plataformas que atuam nesse modelo de hospedagem de animais e são sempre bem seguras.

Neste caso, os viajantes vão até a casa do pet e se hospedam lá durante a ausência do tutor. Tem o benefício de utilizar a casa enquanto cuidam com amor dos animais.

É possível criar recomendações para que sejam seguidas por quem vai cuidar do seu bichinho, além disso, o programa de Pet Sitting garante uma série de benefícios que de acordo com seu plano podem incluir até mesmo atendimento veterinário.

É sem dúvida uma das melhores Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando já que existe a “segurança” da plataforma com o anfitrião.

Além disso, o animal estará em seu ambiente familiar e isso pode reduzir o estresse e ansiedade do animal durante esse período.

Antes de escolher quem vai cuidar do seu pet, faça uma entrevista, apresente suas recomendações e garanta que estará bom para ambas as partes.

Depois disso, é só aproveitar sua viagem enquanto seu pet é bem cuidado em sua casa.

pet sitting
Cuidados que você precisa ter com seu pet antes de viajar. Foto: Pexels.

4. Serviços de Pet Sitting em Hotéis para Animais

O mesmo serviço de Pet Sitting feito por plataformas, pode também estar disponível em hotéis, no entanto, geralmente esse tipo de serviço é mais luxuoso e consequentemente tem preços bem mais elevados.

Por outro lado, se o animal já está acostumado a esse conforto, é certamente mais confortável, pois ele estará adaptado ao ambiente.

Além de ter um espaço confortável, há ainda área de recreação e alguns possuem até spa para os pets.

É possível também contratar serviços adicionais como banho e tosas.

Antes de fechar qualquer negócio, verifique se o local é realmente de confiança, consulte as avaliações e vá pessoalmente conhecer o espaço para garantir que tudo realmente seja cumprido.

Confira também: 7 Maravilhas do mundo: onde estão e como visitá-las

5. Deixar com Amigos ou Familiares

Mais uma das nossas Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando é optar por manter o pet perto de pessoas já conhecidas por ele, como com algum familiar ou um amigo.

É bem interessante já que o ambiente e as pessoas já são conhecidas pelo pet e isso irá reduzir o estresse e a ansiedade causada pela ausência do tutor.

Além disso, por estar em contato com quem já conhece o animal, será mais fácil se comunicar e estabelecer as recomendações para o tratamento do seu pet.

Os custos também serão menores, já que muitas vezes o dinheiro pode ser substituído por um presente do destino que foi visitar.

Antes de deixar seu pet, tenha uma comunicação clara, é importante, pois por não se tratar de um serviço, mas de um favor é importante que tudo fique esclarecido e devidamente combinado.

Atente-se para deixar tudo o mais organizado possível, portanto, deixe a comida do seu animal comprada, bem como outros itens como remédio de uso comum e algum dinheiro a disposição para emergências veterinárias.

Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando
Cuidados com seu bichinho na hora de viajar de avião. Foto: Pexels.

6. Serviços de Hospedagem com Serviços Veterinários

Atualmente, com a crescente busca de locais para que o pet seja deixado durante uma viagem, as clínicas veterinárias também começaram a oferecer o serviço.

Ideal para animais que precisam de cuidados especiais, como por exemplo, os diabéticos que precisam receber diariamente insulina, essa é certamente a melhor opção.

A principal vantagem é que o animal estará assistido durante o dia inteiro e qualquer intervenção necessária poderá ser feita pelo próprio profissional garantindo a saúde do pet.

Por outro lado, pode não ser tão confortável como uma hospedagem em casa familiar e o custo será certamente mais alto dado o serviço que é oferecido, no entanto, é o mais eficaz para animais com necessidades médicas.

Antes de contratar o serviço é importante se certificar se o veterinário está devidamente credenciado e apto a exercer a profissão e esclareça previamente do que o animal precisa durante sua estadia.

Leia também: 7 Maravilhas naturais do mundo: onde estão e como visitá-las

7. Preparando Seu Pet para a Ausência

Bom, depois de conferir as nossas Dicas de onde deixar seu pet enquanto está viajando, é hora de conferir também o que fazer para deixar seu animal confortável durante sua ausência.

Dicas de Preparação

  • Adaptação: promova uma adaptação gradual ao ambiente que o pet ficará hospedado, bem como comece a ficar alguns períodos ausente para que o animal comece a se acostumar.
  • Rotina: busque alternativas que sejam capazes de manter a rotina do seu pet ou que pelo menos esteja próxima disso, além disso, deixe seus brinquedos, cama e tudo mais que faz parte de seu dia a dia onde o animal ficará hospedado, isso lhe trará a sensação de estar em casa.
  • Atualização: entre em acordo com o tutor temporário para que lhe mantenha informado sobre o animal, pode ser por meio de ligações, chamadas de vídeos e fotos.

Os animais são como uma extensão de nossa família, por isso, é importante se certificar que eles estarão seguros e bem cuidados a fim de que consiga fazer uma viagem tranquila e que possa aproveitar sabendo que seu bichinho está bem.

Portanto, avalie todas as suas alternativas e escolha aquela que melhor se adequa a sua realidade.

 

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe