13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado

Viajar tem se tornado cada vez mais barato com as diversas oportunidades que se tem de fazer isso trocando trabalho por moradia, por isso, aqui vai uma lista dos 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado, ou seja, com custo infinitamente baixo e até zero em algumas vagas!

A Worldpackers está em mais de 180 países, são tantas vagas, tantos benefícios e tantas oportunidades de dar o ponta pé inicial para a a sua vida nômade ou para pelo menos fazer aquela viagem dos sonhos que não tem como não se imaginar vivendo em alguns desses destinos!

Por isso, pesquise, faça aplicações com antecedência e descubra as infinitas possibilidades de também habitar cada partezinha do globo terrestre!

1. Tailândia

A Tailândia é um dos países “queridinhos” dos mochileiros e o motivo é simples: é um dos países mais econômicos do mundo pra viajar.

Na Tailândia é possível fazer uma refeição com bebida gastando menos de R$15, além de ser um destino lindo, cercado de ilhas, praias e cidades que preservam a história e a herança cultural do país.

Sendo assim, fica nesse destino um dos 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado. Com vagas em todo o país, certamente você encontrará uma ou até mais oportunidades por lá.

É o lugar perfeito para brasileiros, pois não precisamos de visto e podemos permanecer como turistas por até 3 meses, além disso, as vagas são incríveis e geralmente incluem além da estadia, as três refeições.

O trabalho também é bacana. Há diversas oportunidades com turno de 4 a 5 horas por dia, com 2 dias de folga na semana. Se quiser visitar as ilhas, aplique com antecedência para as vagas, pois são bem concorridas.

A Tailândia é linda, o povo tailandês é amorosamente conhecido como os que mais sorriem no mundo e para mulheres e viajantes solo é sem dúvida um dos mais seguros de todo sudoeste asiático, portanto, fica aqui a recomendação quando estiver buscando seu primeiro voluntariado no mundo.

Sobre os tipos de trabalho, uau, são muitos! De trabalhos sociais ensinando inglês em escolas tailandesas, cuidar de elefantes em santuários a fazer limpeza em hostel party, por lá tem de tudo!

13 lugares para viajar voluntariando no mundo
Pôr do sol em Koh Lanta na Tailândia. Foto: Ninja na Viagem.

Leia também: Worldpackers: tudo sobre voluntariar no Brasil e no mundo

2. Itália

Quem nunca sonhou com aquela viagem para experimentar no berço uma das melhores gastronomia do mundo que atire a primeira pedra, mas sabemos que viajar para a Europa e especialmente para a Itália não é nada barato, afinal, o euro equivale a quase 6x mais a nossa moeda.

Por isso, uma das formas de realizar esse sonho é com o voluntariado trocando trabalho por moradia e há muitas oportunidades por lá.

As vagas incluem trabalhar em hotéis com limpeza ou recepção, jardinagem, pintura, decoração e até  vaga para babá existe na plataforma.

As oportunidades também estão espalhadas pelo país, portanto, crie seu perfil para buscar as vagas com atenção para encontrar o melhor lugar para viver essa experiência.

Muitas vagas incluem todas as refeições, além da estadia. Uma considerável economia para quem está vivendo o sonho de mochilar!

lugares pra viajar fazendo voluntariado
Itália é um paraíso gastronômico do mundo e um dos melhores lugares para voluntariar no mundo. Foto: Pexels.

3. Indonésia

Saindo da Itália, que tal viver o clássico: Comer, Rezar e Amar e partir para um dos destinos mais lindos de todo o mundo: Indonésia.

Fica lá a famosa Bali, retratada no filme como um lugar de reencontro e conexão com a natureza no meio de tantas e tantas belezas naturais. A Indonésia abriga muitas das mais lindas praias e ilhas de todo o mundo e o melhor, é um país muito barato e seguro.

Sendo um dos mais visitados no Sudoeste Asiático, recentemente muitas vagas de voluntariado têm surgido na região e a melhor parte é que muitas delas não exigem a segunda língua, principalmente para vagas de limpeza.

Mas calma, há boas opções de trabalho por lá, além de outras ligadas ao ecoturismo, sustentabilidade, permacultura e serviços sociais.

O país é muito carente e se você tiver o inglês poderá aproveitar para atuar em algum projeto ligado a educação, cumprindo um dos propósitos do voluntariado que é viajar com de forma consciente e contribuindo para um mundo melhor.

nusa penida
Nusa Penida – um dos lugares mais lindos de toda a Indonésia. Foto: Pexels.

Pode te interessar: Como pegar carona nos aviões da FAB (Brasil)

4. Filipinas

Ahhhh esse é outro que está na lista dos favoritos que todo mundo que visita o Sudoeste Asiático. As Filipinas tem vagas que vão desde atuar em centros holísticos como professor de Ioga até projetos de permacultura com plantio e colheita de legumes, frutas e verduras.

Com ilhas, praias e cenários paradisíacos, pode anotar aí que este será um dos lugares que dá vontade de fazer morada.

Atente-se na hora de se candidatar as vagas, pois algumas requerem uma taxa de pagamento diário além da troca de horas de trabalho, algumas chegar a cobrar 8 euros por dia. Ainda assim, como as 3 refeições e acomodação, no cálculo final dessa viagem pode realmente valer a pena.

Com o crescimento do turismo na região, pode ser uma boa também se qualificar para gerir redes sociais e também para produzir conteúdo. Acrescente ainda informações sobre falar outros idiomas ou ter certificados em outras áreas que podem contribuir para encontrar uma boa vaga na Worldpackers.

13 lugares pra viajar fazendo voluntariado no mundo
Filipinas – um dos países mais lindos do sudoeste asiático. Foto: Pexels.

5. Japão

O Japão é um país que não tem nem como ficar fora dos 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado, pois por ser um lugar caro para ser explorado, a prática de trocar trabalho por moradia certamente irá compensar muito financeiramente nessa viagem.

Há vagas para as cidades mais visitadas no Japão como Nagasaki, Osaka, Tokyo e a famosa Miyazaki, desejada por surfistas do mundo todo.

Muitas dessas oportunidades oferecem as 3 refeições diárias, acomodações em quartos compartilhados, cozinha equipada, serviço de lavanderia e desconto em atividades diversas no país.

Por isso, se é seu sonho visitar um dos países que mais preservam sua história no mundo, essa com certeza é a oportunidade que você estava esperando para realizar isso!

miyajima. Foto: Pexels.

Confira: Viajar o mundo sem gastar com hospedagem: apps e plataformas

6. Alemanha

De volta a Europa, a Alemanha é um outro país em que o voluntariado vale a pena. É um lugar economicamente bem caro e é bacana porque a partir deste lugar, é possível conhecer diversos outros países ao seu redor, até mesmo em seus dias de folga.

O número de aplicações cresce na região principalmente durante o mês de outubro quando acontece o famoso evento Octoberfest em Munique que reúne jovens de toda parte do país para celebrar o festival da cerveja.

Música, comidas típicas e muita bebida, o evento é regado a álcool e diversão e cada vez mais tem atraído pessoas do mundo todo para viver esse festival. Há vagas inclusive para voluntariar na limpeza, recepção e organização dos espaços do evento ou em hotéis e acomodações próximas.

Mas se essa não for sua intenção, fique tranquilo, há outros lugares no país com vagas bem legais para gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdos, limpeza, atendimento ao público e muito mais!

7. Brasil

Claro que o nosso BR está entre os 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado e não é só porque sou brasileira e apaixonada pelo meu país que falo isso, mas depois de viajar pelo mundo todo, não tenho dúvidas que voluntariar na nossa terra é um privilégio.

O BR tem opções para todos os gostos: montanhas, praias, cachoeiras, cidade grande, interior, cidades históricas…Ao filtrar na Worldpackers, você irá se deparar com centenas de vagas, inclusive para atuar em trabalhos sociais se quiser fazer uma viagem com propósito.

Os benefícios também são ótimos e mesmo que não seja comum oferecer as 3 refeições principais como em outros países, as vagas no BR geralmente contam com cozinha completa para fazer a própria comida e gerar uma grande economia durante sua viagem.

Por isso, não descarte a ideia de viajar o mundo voluntariando e também incluir o Brasil na sua aventura, pois realmente vale a pena e o melhor: a maioria das vagas não exige um segundo idioma!

melhores lugares pra voluntariar no Brasil
Itacaré – um dos lugares mais lindos do Brasil. Foto: Ninja na Viagem

8. França

A França é sonho, né? Quem nunca se imaginou tirando a clássica foto na Torre Eiffel e a boa notícia é que até em Paris tem vaga de voluntariado, acredita?

Algumas vagas exigem o inglês intermediário, fluente ou o francês iniciante principalmente se o seu objetivo for se estabelecer temporariamente na capital francesa, no entanto, em outras cidades ou regiões um pouco mais afastadas é possível conseguir vagas apenas com o inglês básico, principalmente as voltadas para área da limpeza.

E bom, ainda se está na França não é mesmo? E é uma oportunidade de conhecer lugares menos turísticos e consequentemente mais baratos do que na capital.

Portanto, se você sonha em ter mais um país na sua vida sem gastar com hospedagem, saiba que a França está entre os 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado.

9. Croácia

A Croácia faz parte dos países da Europa em que se é relativamente “barato” viajar, pois está localizada no Leste Europeu e a maioria das vagas oferece todas as principais refeições do dia além de outros benefícios como serviço de lavanderia de descontos em tour.

É um país super bonito, com diversos pontos turísticos a serem visitados e praias belíssimas. Além disso, as vagas são bem variadas, incluem de cuidados com animais a projetos de permacultura em fazendas, além de construção, reparos e decoração.

Há ainda a oportunidade de visitar outros países vizinhos nos dias de folga ou apenas aproveitar a região. As aplicações também possuem tempo variado. Se pode permanecer de 2 semanas até dois meses, ou seja, é um cantinho que dá pra fazer morada e ter um descanso dos deslocamentos por pelo menos um tempo.

10. Laos

Você já ouviu falar do Laos? Esse é um país que muitos mochileiros pulam, mas que é lindo e tem boas vagas de voluntariado principalmente por não haver tantas pessoas interessadas nele, embora seja um destino realmente lindo e que vale a pena ser explorado.

Localizado no Sudoeste Asiático, o Laos é um país famoso por suas montanhas, cachoeiras e passeios no rio, tem crescido recentemente com o turismo internacional e algumas cidades já são bem populares entre os viajantes, entre elas: Vientiane (capital do Laos), Vang Vieng (conhecida também por ser a cidade dos loucos por haver muita bebida e outras coisas ilícitas) e a charmosa Luang Prabang que é pura calmaria.

Há diversas vagas para atuar na recepção de hostels principalmente porque o povo laosiano não fala inglês e é essencial para estabelecer o contato com os turistas.

As oportunidades geralmente incluem poucas horas de trabalho diário, as 3 refeições e descontos em tours e atividades turísticas nas cidades!

voluntariado no sudoeste asiático
Voluntariar no Laos pode ser uma experiência surpreendente! Foto: Ninja na Viagem

11. Camboja

É muito comum que os viajantes vão ao Camboja apenas para visitar o famoso templo Angkor Wat, mas você sabia que o país abriga ilhas e praias fantásticas e com ótimas vagas de voluntariado?

Pois é, Camboja não se resume apenas em Seam Reap e sua capital Phnom Penh, o país tem dezenas de ilhas ainda pouco exploradas e por isso tem um custo de investimento bem baixo comparado a outras países.

Por ser um país ainda em a processo de ascensão turística, muitos hostels, hotéis e até resorts buscam por pessoas que falam inglês para voluntariar e assim facilitar a comunicação entre a acomodação e os hóspedes.

São diversas oportunidades de vagas. Além disso, algumas regiões mais afastadas oferecem voluntariados voltados ao serviço social, para ensinar esportes ou línguas em escolas públicas do Camboja e a maioria das propostas incluem as três refeições e até quarto privado.

13 lugares pra viajar no mundo fazendo voluntariado
Visite o maior templo religioso do mundo enquanto faz voluntariado no Camboja. Foto: Pexels.

12. África do Sul

A África do Sul jamais poderia ficar fora da nossa lista dos 13 lugares no mundo para viajar fazendo voluntariado, pois sobram oportunidade por lá e uma mais bacana que a outra, inclusive, é uma ótima oportunidade de quem curte viajar com propósito ou realizar alguma atividade que tenha impacto social

Entre as vagas, há diversas voltadas para o ensino na língua inglesa em escolas locais e até como cuidador de animais em parques e santuários, além das vagas mais voltadas ao turismo internacional, em hostels e hotéis com atendimento na recepção ou na limpeza.

Se você tem experiência com redes sociais e produção de conteúdos, também terá boas oportunidades nesse país. Aproveite para explorar a região, fazer os famosos safaris, visitar cidades vizinhas ao seu voluntariado, conhecer a comunidade local e aproveitar essa imersão cultural no país!

13. Colômbia

Nada como viajar pela América do Sul e sentir todo o calor que colombiano, certo?

A Colômbia tem vagas espalhadas por todo o país, inclusive em regiões bem turísticas e queridas pelos viajantes como a famosa Cartagena da índias e San Andrés e nesses lugares mais turísticos, as vagas costumam ser para atendimento em recepção, limpeza ou para produção de conteúdos e gerenciamento de redes.

A troca é justa porque são lugares fantásticos. Além dessas cidades, há outras na Colômbia voltadas a projetos de permacultura, construção, reparos, decoração e arte.

É um bom lugar para curtir boas festas, conhecer e viver a cultura do povo colombiano e ficar em lugares incríveis com custo praticamente zero!

 

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe