10 templos para visitar no Sudoeste Asiático

O Sudoeste Asiático é uma região rica em espiritualidade, história e arquitetura sagrada. Entre florestas tropicais, cidades vibrantes e aldeias serenas, erguem-se templos que são verdadeiros tesouros culturais e espirituais. Muitos desses locais não são apenas pontos turísticos, mas centros vivos de devoção e tradição milenar. Se você está planejando uma viagem pela região, não pode deixar de conhecer esses lugares impressionantes. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 templos para visitar no Sudoeste Asiático, cada um com sua beleza única e história fascinante que certamente vão marcar a sua jornada.

1. Angkor – Camboja

Esse é simplesmente o mais famoso templo do Sudoeste Asiático, pois fica lá o Angkor Wat – já que é ele o maior monumento religioso do mundo. O complexo, construído no século XII como um templo hindu e posteriormente se tornou um templo budista.

Localizado em Siem Reap no Camboja, é um dos templos para visitar no Sudoeste e eu diria que não visitá-lo é realmente perder de contemplar toda sua grandiosidade.

Seu complexo tem mais de 400 km² compostos de templos, santuários, reservatórios de água e outras estruturas que foram construídas entre os séculos de IX e XV pelo império Khmer.

A grandiosidade do templo se apresenta em suas grandes torres e seus murais que contam a história do país e de sua fé.

A visita é possível ser feita em 1, 2 ou mais dias e tudo depende do quanto deseja conhecer e explorar sua história.

Existe ainda a opção mais procurada pelos viajantes que é o tour para ver o sol nascer no Angkor Wat – uma experiência incrível. Depois, outras partes do complexo do Angkor são visitadas e o passeio termina por volta das 13:00.

O preço do ingresso pode variar:

  • 1 DIA: $37
  • 3 DIAS: $62 – válido por 10 dias e é possível visitá-lo em dias não consecutivos.
  • 7 DIAS $72 – válido por 1 mês e também é possível visitá-lo em dias não consecutivos.

Vista-se adequadamente cobrindo os ombros e use vestidos que fiquem abaixo do joelho. Lembre-se que se trata de um lugar sagrado.

Recomendo visitá-lo nas primeiras horas do dia, pois o Camboja é um país extremamente quente e com o passar das horas o calor chega a ser insuportável.

 

 10 templos para visitar no Sudoeste Asiático
Tmeplo Angkor no Camboja. Foto: pexels.

 

Veja também: 10 dicas de como montar seu roteiro de viagem

 

2. Wat Pho – Tailândia

O Wat Pho é um dos templos mais visitados na Tailândia, lembrando que o país abriga mais de 40 mil templos e é reconhecido mundialmente pela prática de sua fé budista.

Fica no Wat Pho o Templo do Buda Reclinado, localizado em Bangkok e é um dos mais antigos e tem uma das maiores estátuas do Buda nesta posição.

São 46 metros, algo absolutamente fantástico e o mais incrível é que ela é inteira recoberta de folhas de ouro.

Para visitá-lo, vista-se adequadamente. Roupas curtas e transparentes são proibidas, bem como vestes que não cubram os ombros.

Lá dentro é possível fazer diversas oferendas e há ainda um espaço disponível para fazer suas orações.

É possível visitar o templo sozinho ou com um guia.

O templo abre logo no início da manhã e fecha apenas no final da tarde, recomendo ir o mais cedo possível, pois Bangkok é realmente bem quente.

3. Borobudur – Indonésia

O Borobudur é um dos templos mais famosos e mais visitados na Indonésia.

Localizado na ilha de Java, tem sua origem no século IX e é Patrimônio Mundial da Unesco sendo ele o maior templo budista do mundo.

O templo com é adornado com mais de 500 estátuas de Buda. O ingresso para visitar o Borobudur custa atualmente $25.

O templo exibe uma arquitetura bem peculiar. Foi construído em formato de mandala e recebe budistas durante todo ano, especialmente durante o festival de Vesak. Um marco histórico e cultural na Indonésia.

Por ser um lugar sagrado, atente-se as suas vestes para visitá-lo, certifique-se de cobrir os ombros, não usar transparência ou roupas curtas.

4. Wat Arun – Tailândia

O Wat Arun é conhecido como “Templo do Amanhecer” e está localizado em Bangkok, às margens do Chao Phraya em Bangkok e é não só um dos templos mais importantes do sudoeste asiático, como também um dos mais bonitos.

O Templo é caracterizado principalmente por sua torre central que é decorada com mosaicos coloridos, um trabalho especialmente detalhado que cria uma forma perfeita principalmente quando reluz a luz do sol.

Sua torre central é cercada por quatro torres menores e sua arquitetura é muito semelhante aos templos do Camboja, pois foi construída no estilo Khmer.

O bacana é que está próximo de outros templos, portanto, é possível pensar em um roteiro para visitar outros no mesmo dia.

O ideal é visitá-lo de manhã quando o clima ainda está ameno. É possível ainda fazer um passeio de cruzeiro de barco noturno e ver o Wat Arun iluminado sob a luz da lua.

 

5. Ta Prohm – Camboja

O Ta Prohm também faz parte dos templos do complexo de Angkor e é famoso, pois tem suas ruínas cobertas por árvores e grandes raízes, além disso, é conhecido por ter sido um dos cenários do filme Tomb Raider com Angelina Jolie, inclusive, os guias fazem questão de apresentar aos turistas e falar sobre essa curiosidade.

Foi construído originalmente como um templo budista e depois foi convertido em mosteiro.

Visite-o já nas primeiras horas do dia para evitar multidões e também porque o calor no Camboja é realmente intenso.

 

Leia também: 7 Maravilhas naturais do mundo: onde estão e como visitá-las

 

6. Shwedagon Pagoda – Myanmar

Localizado em Yangon, no Myanmar, o Shwedagon Pagoda é mais um dos 10 templos para visitar no Sudoeste Asiático, no entanto, apesar de sua grandiosidade, o país atualmente passa por um período crítico de guerra civil e por isso não recomendo visitá-lo por enquanto.

Para os budistas, este é um dos lugares mais sagrados do mundo. Ele se destaca por sua grande estupa, inteiramente coberta de ouro, com impressionantes 99 metros de altura.

A melhor hora para visitá-lo é ao amanhecer ou no pôr do sol quando a luz do sol reflete na estupa de ouro.

Para entrar, cubra os ombros e os joelhos, pois assim como os outros tempos, para esse povo é um lugar sagrado.

7. Prambanan – Indonésia

A Indonésia é um dos países que respira espiritualidade e fica á outro importante templo do Sudoeste Asiático – Prambanan.

Localizado na ilha de Java, o complexo de templos hindus é Patrimônio Mundial da Unesco e um marco para a história e a religião do país.

O complexo é composto por 240 templos e a maioria deles dedicados a 3 deuses hindus: Shiva, Vishnu e Brahma.

Sua construção data do século IX, os templos são altos e possuem figuras detalhadas em sua estrutura. O clima na Indonésia é quente, portanto, quando for visitá-lo, recomendo usar um chapéu e bastante protetor solar para se proteger.

Tire um dia de sua viagem e dedique para explorar a cultura e a espiritualidade do povo indonésio.

8. Wat Phra Kaew – Tailândia

Wat Phra Kaew, também conhecido como o Templo do Buda Esmeralda, está localizado dentro do complexo do Grande Palácio em Bangkok. É um dos templos mais importantes da Tailândia.

Abriga a estátua do Buda Esmeralda, uma das relíquias mais sagradas do país. O templo é decorado com ricos mosaicos e esculturas detalhadas.

Muitos visitantes combinam a visita ao templo com um tour pelo Grande Palácio, então prepare-se para um passeio que pode durar o dia inteiro.

9. Bagan – Mianmar

O antigo reino de Bagan, localizado na Birmânia, é famoso por seu vasto campo de templos e pagodas, com milhares de estruturas espalhadas por uma vasta área.

Os templos datam dos séculos IX a XIII e apresentam uma ampla gama de estilos arquitetônicos budistas. Bagan foi a capital do Reino de Pagan e um importante centro de budismo.

Ideal para explorar de balão de ar quente para uma vista panorâmica.

10. Wat Saket – Tailândia

Wat Saket, também conhecido como o Templo da Montanha Dourada, está localizado em Bangkok e é famoso por sua estupa dourada no topo de uma colina.

A estupa, coberta com folhas de ouro, oferece uma vista panorâmica da cidade. O rei Rama I mandou construí-la originalmente no século XVIII, durante seu reinado.

Suba os 318 degraus para uma vista incrível da cidade.

portanto, agora que já sabe quais são os 10 templos para visitar no Sudoeste Asiático, não deixe essa viagem cheia de conexão com o sagrado pra depois! Organize-se para viver essa grande aventura.

Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.
Picture of Claudia Cabral

Claudia Cabral

Administradora de empresas por formação e viajante, artesã, mãe de 3 filhos e 3 🐶. Começou a viajar, e muitas vezes sozinha após ficar viúva, para se reerguer do período de luto. Ao perceber que conseguia aproveitar plenamente as viagens fossem elas solo ou acompanhadas, não parou mais. Assim visitou quase todos os estados do Brasil só faltando Roraima e 54 países. Como gosta de ajudar outros viajantes, decidiu compilar aqui as informações sobre os lugares que visitou, para que assim, outras pessoas também possam ver o mundo.

Compartilhe